Castelo

Castelo

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Viagem...

Hoje estou apreensiva, pela primeira vez o Flavinho viajará sozinho em uma viagem internacional...

Fiz um check list para ele, o que me preocupa muito é ele esquecer a carta de autorização, identidade e passaporte, pois como o passaporte não tem mais filiação ele tem que levar a identidade junto.

Claro que como sou a mãe "border line" em relação as mães que deixam o filho estudar fora e as mães que não deixam, eu estou morrendo de preocupação com a viagem também, pois é longa e tem conexão no Galeão.

Tenho preocupação, medos, paúra mesmo, mas estou tentando me controlar, pois sei que tudo vai dar certo.

Em relação a mala perdida da American Airlines, devo dizer que depois de 1 mês e alguns dias, eles depositaram o dinheiro total dos nossos ítens perdidos, depois da mala ser encontrada. Claro que não gostamos da perda da mala, não gostamos de ter os ítens roubados  detestamos passar dois dias fazendo o documento para a AA, mas devemos dizer que ficamos impressionados com o pagamento total e consideramos viajar novamente na empresa, apesar do infortúnio.

Amanhã farei cheesecake para ele, compramos sorvete, açaí, feijão preto, alcatra, picanha, filé, diamante negro, chocolate de ovomaltine, rsrsrs. Ele vai engordar coitado, mas vamos caminhar também.

Estou muitíssimo feliz por ter o Flavinho aqui em casa, nem consigo parar de sorrir!

Ontem eu estava arrasada por causa da menina que morreu no Canadá, senti uma pontada no coração como se fosse a mãe dela por um momento, mas hoje estou esperando meu filho, tudo vai dar certo!

Natal de 2011
Estou na torcida, always!




sábado, 8 de dezembro de 2012

Prova para ingresso no UWC

Hoje durante o dia todo, as provas para ingresso nas escolas do UWC, estão sendo aplicadas em várias cidades do Brasil.

Aqui em Brasília tem cerca de 30 candidatos e as provas estão sendo aplicadas no Colégio Militar, cabe dizer que a maioria dos candidatos é do CMB, acredito que podem ter sido estimulados a se inscrever pela aprovação de dois alunos do CMB neste ano, um deles o meu filho. Os dois aprovados fizeram uma palestra, acompanhados pela ex-aluna Bethânia um pouco antes da ida para suas escolas, eu participei da palestra e vi que muitos alunos ficaram interessados.

Como o meu filho foi agraciado com a oportunidade de estudar em uma escola deste sistema tão sensacional, achei que seria interessante me oferecer para auxiliar no que o comitê precisasse, o Rodrigo, que é responsável pelo comitê de Brasília, me propôs ir antes da prova para esclarecer as dúvidas que poderiam surgir por parte dos pais e dos alunos.

Cheguei perto das 8h e alguns pais e alunos já estavam aguardando, tentei passar a experiência do Flávio, vista por meus olhos de mãe e com relatos feitos por ele, vi que as pessoas têm dúvidas muito parecidas com as minhas na época da prova do Flávio e outras têm dúvidas absolutamente diversas, o que torna a conversa bem interessante.

Perto das 8h e 15 min os ex-alunos e agora comitê do UWC, chegaram e a palavra foi passada para eles, fiquei encantada com os relatos deles e novamente, com as dúvidas que surgiram.

Acredito que o Rodrigo disse tudo quando comentou que o ato de se inscrever para a prova já é uma seleção por si só, pois somente pessoas com desprendimento suficiente e visão mais ampla da vida, têm esta coragem.

Definitivamente, tenho cada vez mais a certeza da nossa escolha, sinto que meu filho está evoluindo muito rapidamente e não creio que isso aconteceria desta forma se ele estivesse aqui ao meu lado, jogando League  of Legends, rsrsrs.

Continuo na torcida!

* Falta uma semana!

domingo, 11 de novembro de 2012

Voltamos.

Voltamos na quinta-feira de uma viagem de 17 dias, onde vimos e viajamos com o Flavinho.

Foi especial, fantástico, maravilhoso, indescritível e deixou um pouco de tristeza também, por sabermos que ele continuará morando lá e que agora ele não é mais o meu filhinho de 15 anos, mas é um homem precoce que se vira melhor do que imaginamos.

Saímos de viagem no dia 22 de outubro, mas passamos 4 dias em Orlando, pois conseguimos uma promoção pela American Airlines, empresa que esperamos nunca mais utilizar, pois perdeu nossa mala, onde fizemos a ida até Orlando pela AA, de Orlando até NYC tbém pela AA e de New York City até Londres pela maravilhosa British Airways, no dia 27/10 chegamos a Londres pela manhã, pegamos um ônibus do Megabus até Cardiff e lá estava nosso lindo filho nos aguardando! Nem preciso dizer que o encontro com ele foi mágico né? Eu não queria mais largá-lo do abraço!

De Cardiff para Llantwit fomos de trem e de lá até a escola fomos de táxi, deixamos as malas no quarto dele e colocamos nossas roupas em mochilas, foi maravilhoso não carregar mala, adoramos, a nossa viagem foi quase mochileira, pois não ficamos em hostel, mas sim em hoteis confortáveis.

Nesta noite dormimos em Cardiff, na próxima em Londres e depois rumamos para a Escócia, foi uma viagem perfeita, a Escócia é linda e o Flavinho adorou. Conhecemos Edimburgo, Inverness e o Lago Ness e Glasgow, deu tudo certinho.

Ficamos na Escócia até o dia 2, quando pegamos um trem leito para Londres e passamos a noite viajando, de Londres retornamos para a escola do Flavinho, no mesmo esquema, ônibus/trem/táxi, arrumamos o quarto dele e fomos para um B&B super bom, o dono nos buscou na escola, nesta noite o Flavinho dormiu em um quarto só dele desde que saiu daqui de casa, ele adorou.

Ficamos mais 2 dias em Llantwit e iniciamos nossa volta, chegando aqui no dia 08/10 pela manhã, e... Perderam uma de nossas malas, a mais importante para nós, que tinha até um presente do Flavinho para mim.

Agora estamos correndo atrás do prejuízo, mas felizes por termos passado dias tão agradáveis com nosso filho.

Neste final de semana ele está em Oxford, juntamente com 101 estudantes em uma conferência sobre o meio-ambiente, esperamos que tudo esteja bem.


Continuo na torcida.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Falta pouco!

Amanhã faltará uma semana para vermos o Flavinho, estou muito feliz e ansiosa!

Consegui falar com ele no sábado passado, pelo wifi (bendito!) do Starbucks de Cardiff e na quarta quando liguei ele estava ocupado, estudando na biblioteca, daí quando já era +ou- 23h lá, ele ligou pelo telefone, levei o maior susto, pois ele nunca tinha telefonado e eu achei que algo estivesse errado... Sou meio fatalista e pessimista às vezes, luto muito contra isso.

Ele queria saber o itinerário da viagem e estava ligando da casa da Housemother, ela tem um plano que pode fazer ligação gratuita para o exterior, claro que ela não pode deixar os alunos ligarem, mas pelo menos sei agora que em uma emergência ele poderá me ligar na mesma hora.

Falei as datas e detalhes e combinamos que eu ligaria para o quarto no outro dia a tarde (de lá) para conversarmos um pouco.

Na quinta às 9h e 50min daqui e 13h e 50min de lá nos falamos e a lista de encomendas aumentou um pouquinho mais, rsrsrsrs, ele não pede nada comprado, são só as coisas dele que ficaram aqui mesmo, mas compramos muitas coisas do Brasil para ele, como paçoquinha, sonho de valsa e diamante negro. 

Agora é organizar as malas e tudo mais e torcer para que tudo dê certo na viagem, eba!

Amanhã ele ligará via skype novamente, agora com o dongle, porque ele comprou crédito.

Em relação ao problema do cartão devo dizer que foi um incômodo horroroso! Liguei várias vezes para a Ourocard, fui SUPER mal atendida todas as vezes, quando o assunto era o cartão dele. Coloquei até reclamação no Reclame Aqui, no final o Flavinho teve que escrever um e-mail imenso explicando tudo para o endereço específico do cartão ourocard e daí eles ressarciram, foram + de 10 dias de incômodo, e só deu certo porque o pessoal da nossa agência bancária entrou no circuito... Estamos muito desapontados com o atendimento do BB, estamos pensando seriamente em trocarmos de banco.

Bem, continuo na torcida pelo Flavinho e agora pela viagem! Uhuuu!

sábado, 13 de outubro de 2012

14 dias!

Hoje estão faltando 14 dias para eu encontrar meu filho amado! Nem consigo imaginar o quanto ficarei feliz em poder abraçá-lo e conversar de perto! Amanhã estará fazendo 2 meses que ele foi para o Reino Unido, está sendo bastante difícil, mas vê-lo feliz acalma meu coração...

Consegui falar com ele na quarta, estava tudo bem, só não resolvi a pendenga com o banco do Brasil ainda, eles além de não devolverem o dinheiro que não foi entregue para o Flavinho, ainda cobraram a taxa referente ao saque, e o IOF! Já reclamei com todo mundo (Ourocard, SAC do BB, minha agência) e nenhum ajudou, vou aguardar e insistir, porque nada me resta fazer...

Daqui a pouco falaremos com ele novamente, espero que tudo dê certo hoje, ele vai tentar tirar dinheiro novamente.

Esta experiência é indescritível, mas devo agradecer sempre pela oportunidade, tanto dele ter conseguido esta bolsa, quanto da promoção aérea que conseguimos para visitá-lo! Vários alunos só verão os pais nas férias de verão (no hemisfério norte, durante nosso inverno) do ano que vem! 

Os amigos dele o marcaram em algumas fotos do dia do aniversário da escola, e ele estava vestido com a roupa típica do Rio Grande do Sul, de gaúcho! Aqui vai a foto:


Continuo na torcida!

domingo, 7 de outubro de 2012

Problemas de logística da Ourocard...

No sábado, como já está virando costume, o Flavinho ia ligar pelo skype para podermos vê-lo, mas acabou o crédito do Dongle (duraria até 3 meses), e em Llantwit ele não encontrou lugar com wifi gratuita...

Ele decidiu então ir para Cardiff, que é a capital do país, ele paga ainda como criança, então é 5 libras ida e volta, a viagem dura 40 min de ida e mais 40 de volta. Ok, tudo certo então, ele decidiu usar o cartão de débito da Ourocard do BB, comprou a passagem de trem com débito e deu tudo certo, quando ele chegou em Cardiff tentou tirar dinheiro e... A máquina além de não entregar o dinheiro para o menino, ainda tirou o dinheiro da conta!!! Ou seja, ele ficou sem dinheiro em Cardiff e perdeu a viagem.

Claro que ele não deveria ter ido sem dinheiro, contando com o cartão, deveria ter tirado na escola, onde deixamos dinheiro para ele, é o funcionamento normal, mas por que o cartão não funcionou???? Ligamos na mesma hora para a Ourocard, enquanto ele estava no Starbucks falando com a gente via skype. O sistema estava com problema, e, pelo que o atendente falou, o dinheiro será estornado para a conta na segunda. Bem, nestas alturas, o pior não é o estorno, que eu acredito que será feito, mas o coitado do menino, com 15 anos, ficou sozinho e sem dinheiro em Cardiff, ele iria renovar o cartão do telefone e o dongle também, agora para falar com ele só por telefone do quarto mesmo...

Confesso que fiquei MUITO CHATEADA com a situação! Me senti de pés e mãos atados, pois não conseguimos resolver a situação dele daqui e não resolvemos a situação com a Ourocard. Uma falta de respeito com o consumidor!

Ele já está super avisado agora, NUNCA MAIS ele deverá sair sem dinheiro, pelo menos 10 libras é obrigatório! Ainda bem que ele comprou a passagem de ida e volta, senão teríamos que tomar alguma outra providência.

Bem, amanhã ligarei novamente para a Ourocard e verei o que vai acontecer.

Que coisa mais atrasada! 

Estou na torcida.

sábado, 29 de setembro de 2012

Passagem

Hoje falei com meu amado filho novamente, ele vai para Llantwit (hoje teve que ir a pé) e liga para a gente pelo skype, usando o dongle (3g) que compramos para ele.

Como sempre eu crio alma nova cada vez que vejo ele, mesmo que virtualmente, hoje achei que ele está bem, em plena adaptação, melhor do que eu esperava.

Esta semana foi de eventos, sem aulas, propriamente dito, ele teve também dois dias de curso de primeiros socorros, o que considero maravilhoso e necessário para quem vive longe de suas famílias.

Ele não estava bem da sinusite, mas mandei um e-mail para a House mother da casa Tice e ela o ajudou, o nome dela é Marta, ela é húngara e mora há 3 anos na escola, é uma pessoa muito boa.

Há dias eu estava enlouquecida procurando passagem para ele voltar em janeiro e vir em maio do ano que vem, para as férias, parece distante, mas as passagens para LHR (London Heathrow) em janeiro, estão especialmente caras, pois é alta temporada, então hoje conseguimos comprar por 3650 reais, e foi o mais barato que conseguimos com as variáveis todas (chegada antes das 16h em LHR, volta a tarde ou noite de LHR e poucas conexões). Enfim, missão cumprida, agora é trabalhar para pagar a passagem, rsrs.

Conseguimos também passagens mais em conta para irmos agora em outubro visitá-lo, então no dia 27 estaremos chegando em Londres, ele tem folga até dia 4, iremos para a Escócia, se tudo der certo.

Bem, agora é administrar a saudade, porque falta menos de um mês para o reencontro! UHUUUUUU! Contagem regressiva.

A bela Escócia
Estou na torcida.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Live Stream

Acabei de assistir a cerimônia dos 50 anos da escola Atlantic College, ao vivo, e confesso que fiquei emocionada.

Cada vez mais eu acredito que fiz o certo deixando meu filho ir morar tão longe de nós.

Ter a experiência de viver e conviver com pessoas de mais de 90 países, como irmãos e amigos próximos, é um  privilégio sem par, eu não poderia oferecer esta oportunidade para ele de outra forma, mesmo que viajássemos para todos os lugares do planeta e mesmo que morássemos em outro país, pois de nenhuma destas formas a convivência seria com tamanha diversidade.

A Rainha Noor, da Jordânia que é a atual presidente do UWC, estava na cerimônia e falou lindamente, a filha dela também estudou na escola.






Não consegui enxergar o Flavinho, mas ter assistido a cerimônia fez com que eu me sentisse mais próxima dele.

Estou na torcida.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bendita tecnologia.

Novamente falamos com o Flávio no sábado, pelo skype, ele estava bem, contou as novidades do trabalho social, disse que as crianças gostaram do grupo que foi e que ele gostou de brincar com elas, fiquei muito feliz por ter dado tudo certo.

Ele não teve aula de surf na semana passada, por causa da condição do mar, fiquei aliviada, isto significa que eles são cuidadosos.

Amanhã será a comemoração dos 50 anos do movimento UWC, ocorrerá em todas as escolas do mundo, mas a primeira escola é o Atlantic College, então a festa lá é maior, eles disponibilizarão o live stream, que consiste em um vídeo ao vivo, enquanto a festa está acontecendo, depois eles costumam salvar o vídeo, daí eu coloco aqui.

Claro que amanhã no horário do evento, que será das 15h às 16h e 30 de lá, ou 11h às 12h e 30 daqui, eu estarei grudada no site do AC. Aqui vai o link: http://www.atlanticcollege.org/50th-anniversary-formal-ceremony-live-stream/

Até mais.

Estou na torcida.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um mês...

Hoje está fazendo exatamente em mês que o Flavinho foi morar fora. Estou com MUITAS saudades! Hoje particularmente estou realmente sofrendo, mas amanhã falaremos pelo skype, daí eu mato um pouquinho desta saudade...

Na quarta consegui falar com ele ao telefone, ele estava ótimo, tinha decidido começar a malhar na academia, tinha ido naquele dia pela primeira vez, ficamos muito felizes com a decisão dele e acredito que isso se deve a falta de televisão e internet, o que considero um ganho maravilhoso!

Ele começaria o trabalho social em uma escola próxima ao castelo, ontem, no dia 13/09, ele estava super entusiasmado, agora estou louca para saber como foi.

Acredito que as coisas estão se ajeitando, ele está tendo uma adaptação tranquila, espero que tudo continue em ordem.

Agora é só aguardar por mais notícias.

Continuo na torcida!


domingo, 9 de setembro de 2012

Vi no skype!!!

Ontem, finalmente, conseguimos falar com o Flavinho no skype, e conseguimos vê-lo! Depois de quase um mês vi meu filhote novamente!

Foi quase tão maravilhoso quanto vê-lo ao vivo, fiquei muito feliz com a conversa, com a desenvoltura dele, fiquei aliviada, demais!

Ele estava em Llantwit Major com mais três amigos, conheci todos pelo skype, ele ficou sozinho para conversar com a gente, ficamos quase 50 min conversando, ele contou sobre os horários dele, sobre as disciplinas que está fazendo, sobre os amigos, tudo. Foi ótimo.

Hoje ele não entrou na internet, deve ter ido passear, mas fiquei feliz por um tempo, pelo menos até quarta-feira, quando telefonarei novamente para ele.

Fico imaginando como seria se não tivéssemos acesso a tais tecnologias, eu acho que surtaria.

Bem, as coisas estão seguindo o curso desejado, continuo morrendo de saudades, mas ver que ele está feliz e em plena adaptação, me deixa bem mais tranquila.

Continuo na torcida, now and forever!

Até mais.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Adaptação, minha e dele...

Bem, o Flávio está bem lá na escola, fazendo as disciplinas que ele gosta, a atividade social que ele foi selecionado também foi a que ele queria (trabalho com crianças) e surf. Como assim?? Surf??????? Nãããããão, tirem ele do surf! A mãe dele tem medo! KKKKKK. Ele não escolheu, foi escolhido, não me disse ainda como estão sendo as aulas, tem que usar roupa de neoprene, pois a temperatura é baixa, tanto externa quanto da água. Vou torcer para que ele não passe muito frio, tadinho...

Em relação a comunicação é que está apertando. Ele não consegue conectar a internet na casa Tice, ele até conseguiria se fosse para locais mais altos da escola, mas está tão centrado e estudando tanto que nem quer se distrair. Hoje vou tentar falar rapidinho no celular dele, ligo pelo skype, pago +ou- 1 real o minuto.

Fiz um plano para falar com o telefone fixo do quarto dele na minha conta do skype, só que fiz o que 60 min + 15 mensais (ganhei por que paguei um ano) e claro, terminou antes do tempo. Daí fizemos o mesmo plano na outra conta que temos e pronto, temos mais 75 min, espero que sejam suficientes.

Desejo sinceramente que o Flávio esteja bem e se adaptando sem problemas.

Até mais

Ai, ai, ai!!!!!!


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Notícias

Bem, as notícias vieram com a chegada do pai do Flávio, que veio de Londres ontem e trouxe fotos e as impressões sobre a escola e sobre o nosso filho.

Atualmente o Flávio está em um acampamento e por este motivo está incomunicável. Haja coração, não basta a criatura ir para esta distância, ele ainda vai na primeira turma do acampamento! Bem, estou tentando me manter serena, aguardando para poder falar com ele.

É provável que ele chegue de volta a escola na sexta-feira, então a noite vou ligar para o quarto dele e ver se o encontro.

O pai disse que ele está super entusiasmado e já estava se enturmando com os colegas e que todos são muito gentis e amáveis, o que torna a situação de entrosamento muito mais fácil...

A cidade próxima ao castelo é uma gracinha, pelo que vi nas fotos, e tem uma cooperativa/mercado muito boa e ao lado desta cooperativa tem uma farmácia de baixo custo também.

Todas as fotos do local são lindas, tudo é muito florido e limpo, o Flávio pai foi a Cardiff (com o Flávio uma vez e sozinho na outra) e Bridgend uma vez.

Agora é aguardar para ver como ele está.

Estou na torcida!


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Na escola.

Sábado pela manhã o Flávio chegou na escola, que será também a casa dele nos próximos 2 anos.

Eles chegaram perto das 11h da manhã em Llantwit Major e os alunos que foram aprovados na seleção do ano passado e mais uma aluna australiana, foram receber os dois na estação.

Perto das 14h eu consegui ligar para o colégio, que tem telefone no quarto, e falei com o Flávio, o Flavinho já estava com os novos colegas, interagindo horrores. A House mother fez Goulash e convidou todo mundo para comer lá, então o Flávio deixou os adolescentes juntos e foi fotografar o castelo e a casa.

Assim que terminamos de conversar o Flavinho chegou no quarto e conversamos também, ele estava SUPER entusiasmado e feliz, o que acalmou bastante meu coração. Fiz um plano de ligação pelo skype que custa menos de 3 reais por mês e dá direito a 60 + 15 minutos de ligação para o Reino Unido, gastei 25 já, mas acredito que no mês que vem eu gaste menos, vou fazer outro plano na nossa outra conta, assim pagamos muito barato para falar com ele.

Eles não conseguiram comprar nem o cartão nem o dongle (espécie de 3G) com pagamento mensal, pois tem que ter conta no Reino Unido e tem que ser maior de idade, então no domingo eles compraram um cartão simples da O2 e na segunda o Flávio pai comprou um dongle com pouca capacidade e que dura até 3 meses, assim ele vai se virando, jogo online nem pensar... 

A maior prova está por vir, o Flavinho vai ficar em um acampamento por 3 dias, ou seja, não terei notícias dele, então tenho que me controlar para não pirar...

Bem, vamos indo, um passo por vez, vou embora de Santa Maria amanhã e o Flávio pai chega na quarta. Ficarei sozinha apenas uma noite, então eu aguento.

Continuo na torcida por ele!

Até mais.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ele chegou em Londres!

Ontem deixei o meu filho e marido no aeroporto, juntamente com nosso compadre que foi para apoiar e dirigir o carro porque eu sabia que estaria chorando horrores quando eles embarcassem.

Chorei horrores mesmo, mas fiquei muito feliz porque o Flávio estava tão sereno e focado que nem me deixou preocupada. Ele tinha certeza sobre a escolha, estava decidido e feliz, então depois de vir para casa, chorar mais um mar, eu resolvi me acalmar e tocar a vida para frente.

Até que consegui dormir, acho que uma 3h seguidas, o que achei um montão, pois estava com o coração no voo. Eles chegaram ao Rio e me ligaram, passaram rapidinho pela polícia federal, tinham a minha autorização para ele viajar somente com o pai e deu tudo certo.

O voo deles saiu +ou- 23h e 55min e chegou lá às 11h e 26min do Brasil, 15h e 26 min do Reino Unido, fiquei acompanhando no site do Aeroporto de Heathrow.

Assim que eles entraram no Heathrow Express já começaram a utilizar a wifi gratuita que eles oferecem e me ligaram pelo skype, estava tudo bem e eles chegariam logo em Paddington.

Agora é torcer para que tudo mais continue dando certo.

Coração de mãe sofre... Mas tem recompensas!

Até mais.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

É hoje...

Hoje perto das 20h meu filho vai embora.

Foram 15 anos de convívio que passaram voando, foi maravilhoso ter conhecido o universo masculino através do crescimento do meu filho.

Dizer que estou feliz seria mentira, na verdade estou profundamente triste, mas com a certeza de que este novo ciclo na vida do meu filho será de grandes descobertas e realizações, e saber que contribui para esta conquista enche meu coração de orgulho e satisfação.

Estou me sentindo vazia, vai levar um tempo para que eu consiga me reorganizar e seguir em frente agora com o filho morando a 8.621 Km de mim.

Só posso desejar que ele tenha sempre muita força para seguir sempre em frente, muita tolerância para com as pessoas, muita saúde para que aproveite as oportunidades e que ele continue esta pessoa sensacional que ele já é, educado, simpático, correto, ético e que nossos laços nunca afrouxem, pois nós três somos DEMAIS juntos! rsrs



Já estou com saudades...

Que as boas vibrações e energias estejam sempre ao seu lado, amor da nossa vida!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Site corrigido

Agora o nome do meu filho saiu completo no site, com meu sobrenome também, gostei!

Ontem começamos a arrumar as malas dele, lavar roupas, separar TUDO, estou impressionada com a quantidade de coisas que obrigatoriamente irão! Em Gales é muito frio, a média nos meses de verão é de 15º e no inverno chega a 0º com muito vento e umidade, então tem que levar casacos, roupas de lã, etc.

Fiquei bem arrasada enquanto separava, lavava e passava as roupas dele, mas confesso que fiquei muito feliz em ver a felicidade dele arrumando, separando roupas, pedindo opiniões, meu coração se aquietou mais, hoje já estou melhor.

Está faltando exatamente uma semana para a viagem deles, na terça que vem o Flávio (pai) vai levá-lo e deixá-lo na escola, as aulas dele iniciam no dia 20/08, aliás é a semana de adaptação, que não sei como será, depois eu conto, quando ele já tiver passado por ela.

Hoje saiu a lista dos componentes de cada casa (são 7 casas) no Atlantic College, e o Flavinho ficou na Tice, a única que não tem sinal de internet!! Logo essa!!!!!!! Fiquei triste, mas quem sabe tenha melhorado a cobertura e agora já tenha sinal por lá? Nem vou me preocupar muito com isso.

E vamos levando, ouvindo um monte de coisas desagradáveis das pessoas e engolindo em seco, pois cada cabeça é uma sentença...

Bagunça na chegada dos novos estudantes, cada casa (2ºs anos) espera seus novos moradores na saída do ônibus que vem do aeroporto.


terça-feira, 31 de julho de 2012

Saiu no site

No dia 27/07 saiu a listagem no site do UWC Brasil.

Está chegando muito perto do dia dele ir embora e eu já estou ficando mais triste, mas tenho que manter a serenidade e seguir em frente, fico pensando em quanta honra será para nós termos um filho no UWC, no Reino Unido, então é orgulho e torcida, nada mais será aceito! Tenho que apoiar e segurar minha tristeza.

Em relação a comunicação dele com a gente quando estiver morando no Reino Unido, pensamos em comprar um 3G e um cartão telefônico, queremos ter a opção de podermos falar com ele sempre que quisermos, claro, comedidamente, senão ele pira. Já pesquisei e provavelmente será da empresa Three.

Já comprei o traslado de Heathrow até Paddington, decidi pelo Heathrow Express, que está com uma promoção onde criança não paga (o Flavinho com 15 anos é considerado criança, para passagens no Reino Unido), pagamos 18 Libras para os dois.

Assim vamos, organizando e seguindo em frente.

Tudo vai dar certo!

O mundo é seu meu filho!!


domingo, 15 de julho de 2012

Agora tudo certo.

Bem, conforme falei no post anterior o visto foi aprovado e já chegou, na semana passada mesmo, na sexta-feira. Como ele tinha um erro (para nós era erro), não contamos que ele havia chegado ainda, pois entramos em contato com o consulado. É o seguinte, o nome do meu filho é grande, assim como o nosso, tem um nome próprio e mais três sobrenomes, ocorre que o primeiro nome não veio escrito por completo, na parte inferior do visto, faltou o O do Flávio, mas eles falaram que está tudo bem, que é assim mesmo e que não coube na impressão deles.

Então tá, ele vai mesmo, no dia 14/08, o pai dele vai levá-lo e acomodá-lo na nova escola. Estou melhor agora, mais conformada e torcendo para que dê tudo certo para ele.

A minha mãe já mandou a roupa típica que eles pediram para levar, no caso dele uma pilcha gaúcha. Também já compramos o presentinho que será trocado em um evento na escola, algo que representasse o Brasil, ele resolveu comprar uma almofada pequena que é uma bandeira do Brasil, bem legal. Até o dia ainda veremos algo mais típico, ou vai isso mesmo, que é uma gracinha.

Quase iguais a almofada que ele comprou.


Continuo completamente reclusa, não tenho vontade nenhuma de me reunir com amigos e nada, estamos tentando aproveitar cada momento junto com o Flavinho, então depois eu volto a me relacionar com as pessoas novamente... Isso se alguém ainda me convidar para eventos.

Descobri que existe um outro serviço além do Heathrow Express (que é carinho, mas está com uma promoção KIDSFREE)) que sai do aeroporto de Heathrow para Paddington, chamado Heathrow Connect, que custa o mesmo preço de uma passagem de metrô, veremos qual comprar.

Estamos programando tudo com carinho, espero que as coisas se encaixem perfeitamente.


Até mais.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Acho que o visto foi aprovado...

Hoje o dia amanheceu super estranho, parecia que eu estava fora do corpo, eu estava me sentindo muito mal, atribuí a mais uma noite mal-dormida e segui com a vida... Não consegui limpar a casa (estou sem faxineira), mas atendi normalmente e fiz todo o restante.

Perto do meio-dia eu fui a escola do Flavinho para fotografar o Flávio e o colega dele que vai para o UWC dos EUA, mas não o encontramos, tirei foto somente dele e aqui está a última foto dele no CMB (Colégio Militar de Brasília)

A tarde eu tentei dormir um pouco, mas cochilei apenas e quando acordei fui para a Internet, estava pesquisando uma viagem para ver o meu filhote em outubro, quando ele terá uma semana de folga e eu com certeza estarei me rasgando de saudades... Quando eu entro no meu e-mail pela 451º vez da tarde (maneira de dizer), eis que que tem um e-mail que teria sido mandado as 13h e 44 min, mas que tinha chegado naquele momento, dizendo assim: 

Your Visa Application at Rio de Janeiro has been issued. Your documents will be dispatched the following working day. 


Claro que entendi na hora que o visto tinha sido emitido, mas chamei o Flavinho porque eu não estava acreditando, e ele veio meio sem vontade e quando viu ficou impressionado também... Sem acreditar. Me abracei nele novamente e chorei um mar, é engraçado porque sei que ele vai, mas a cada etapa eu sinto como um pedaço dele ficando longe de mim.

Eles disseram que o visto será mandado amanhã, então chegará na sexta-feira, pela manhã, pois pagamos sedex 10, pelo menos é o que deveria ser. Depois eu escrevo aqui para contar.

Até mais

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Demos entrada no visto.

Hoje pela manhã demos entrada nos papeis do visto, no World Bridge daqui de Brasília.

Os papeis são deixados lá, as impressões digitais são tiradas na hora e podemos tirar a foto na hora também, custa 15,00 e a pessoa fica igualzinha a um peixe.

Pagamos Sedex 10 para a ida e para a volta, 155,00 Reais, e pagamos também a prioridade + 300,00 reais, pois ficamos com receio de não dar tempo, ele já tem que ir no dia 14/08. Então foram 477,00 Dólares da taxa, + estes valores que citei, + todas as traduções juramentadas, sendo que cada folha custa +ou- 170,00 é MUITO dinheiro!

Eu estou cada vez mais cabeça nas nuvens, não consigo me concentrar em nada e só penso na ida do Flávio, veremos o que será de mim (de nós...).

Até mais.

"Se vais embora por favor não te detenhas
Sigas em frente e não olhes para trás
E assim não vais ver a lágrima existente
Que molha o rosto do teu velho (e da tua velha...) meu rapaz..." 


Pito, de Osvaldir e Carlos Magrão




Para mim é este Flavinho de 3 anos que está indo para o Atlantic College, haja coração!!!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

CAS

Finalmente o CAS do Flávio chegou, foi na terça-feira a tarde, e por isso foi uma correria na terça e ontem, para organizarmos tudo que havíamos feito até agora.

Decidimos fazer a tradução juramentada do histórico do ensino fundamental também, pois tivemos receio de que não fosse aceito.

Então temos:


  • Histórico escolar do ensino fundamental + histórico do ensino médio (somente do 1º ano, é claro) e traduções juramentadas
  • Declaração de renda do banco em inglês
  • Certidão de nascimento e tradução juramentada
  • Passaporte
  • Carta de recomendação da escola e tradução juramentada
  • CAS da escola que ele vai frequentar
  • Apêndice 9 preenchido
  • Permissão dos pais em relação ao Apêndice 9 e em relação a estada e viagem do Flávio
  • Aplicação para o visto que é feita online e depois impressa

Tiraremos as fotos amanhã, no local de entrega dos documentos, marcamos para as 10h e 40min.

No dia que o CAS chegou eu fiquei super triste, parece que eu não acreditava até então, agora é mais real. Estou me acostumando com a ideia...

Até mais.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Visto..

Ainda na correria para conseguir os documentos do visto. O Flávio vai fazer o Tier 4 (child) e precisamos de MUITOS documentos!

Aí vai a lista até agora:

Histórico escolar + histórico escolar traduzido  (juramentada)
Certidão de nascimento + certidão traduzida (juramentada)
Carta da escola + carta traduzida (juramentada)
Certidão do banco em inglês
Apêndice 9 do formulário de visto, preenchido a mão
CAS (ainda não chegou via correio, somente via e-mail)
Aplicação de visto online (está salvo ainda)

Assim que chegar o CAS via correio, temos que marcar para levarmos os documentos no Worldbridge, cuja página é: www.visainfoservices.com, pois eles que encaminham para o Rio de Janeiro para a aplicação do visto.


Quanto a saudade, bem... O sofrimentos antecipado está suplantado pela corrida atrás do visto, mas cada vez que passo uma roupa do Colégio Militar ou arrumo a cama dele, eu penso o quanto está perto dele ir embora!!! Mas ele vai ser feliz e vai ter sucesso na vida, tenho certeza, e eu terei participado ativamente deste processo, sem nenhum egoísmo para me arrepender.

Veremos se este CAS chega logo!


Até mais.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A novela...

Bem, nada está dando certo e já estou com mais cabelos brancos do que no post anterior...

Mas vamos lá, o Flavinho conseguiu finalmente entrar em contato via telefone com a escola e eles informaram que bastava preencher uma parte do documento que tudo estaria pronto para enviarem o CAS.

O Flávio iria viajar então preencheu e mandou na sexta-feira, antes da aula e foi para a escola, pois o voo era as 14 h.

Como ele ficou sem acessar a internet no final de semana, não viu que havia uma réplica do e-mail, dizendo que TODOS os documentos têm que ter tradução juramentada! Caramba. R$170,00 cada folha!  É claro que vamos fazer né?

Agora os documentos ficam prontos na quarta-feira, espero que dê tempo deles enviarem o CAS no mesmo dia para já marcarmos o visto na embaixada...

Além de toda esta dor de cabeça, estou mega sensível.

Hoje sai, ou não sai, o comando para o Flávio, veremos onde iremos morar no ano que vem...

Nada a declarar! Parem o mundo que eu quero descer!!

Até mais.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tenho andado distraída...

Impaciente e indecisa, e ainda estou confusa, só que agora é diferente...




Bem, está tudo na mesma desde o último post, a diferença é que agora o Flávio encontrou os dois alunos brasileiros do segundo ano do Atlantic College, e desta forma acredito que terei alguma informação vinda de pessoas próximas e algumas dicas e pelo menos a lista dos exames de saúde que precisamos fazer com o Flávio, já que não consegui entrar em contato com os organizadores.

Pelo que o Flávio viu na página dos novos alunos da escola dele do facebook, ninguém recebeu a carta de aceite ainda, parece que ocorreram problemas que atrasaram as correspondências. Menos mal, mas espero que o visto não seja tão demorado, pois senão o sonho dele irá desabar.

Ele já começou a comentar por alto com os amigos mais próximos, pois assim que terminarem as provas deste bimestre ele não retornará mais à escola.

O que eu achei interessante é que como roupa típica do Brasil ele escolheu levar uma pilcha gaúcha! Somos gaúchos, eu e ele, o pai é do interior de São Paulo, mas saímos do RS quando o Flavinho estava com 1 ano de idade, depois voltamos sempre nas férias de julho e algumas vezes nas férias de verão, então ele não conviveu com a tradição, mas AMA! Vai levar bombacha, faixa e alpargata e quer levar chimarrão também, o que desaconselhei, já que será bem difícil levar a erva mate. Ele levará também um chapéu de samba carioca e uma camiseta listrada para algum outro evento, representando o Brasil.

Continuo sem dormir e agora o Flavinho também está mais ansioso, acredito que além de todas as mudanças o que preocupa é a questão burocrática, talvez depois de tudo pronto ele se acalme, mas duvido que o mesmo aconteça comigo.

Filho, amor que dói...

terça-feira, 5 de junho de 2012

Logística...

Atualmente tenho ficado bastante tempo conectada a internet para conseguir organizar a ida e a estada do Flávio e do Flavinho em agosto para Londres, quando o Flavinho iniciará (novamente) o seu ano letivo.

Bem, voltando um pouco. Nós não temos dinheiro sobrando, muito pelo contrário, mas como estamos ansiosos demais com a ida do nosso filho para o exterior, decidimos que o Flávio levaria o Flavinho e o deixaria lá, dentro da escola. 

Compramos as passagens pela TAM, parcelamos em 5 vezes (máximo de parcelas sem juros) e atualmente estou pesquisando o traslado de Londres para Llantwit Major, cidade do País de Gales onde está localizado o Atlantic College. Provavelmente compraremos pelo National Rail que sai de Paddington (estação de trem e metrô pertinho do Hide Park) e chega na estação principal de Llantwit. Consegui contato com um Bed & Breakfast desta cidadezinha e o dono, apesar de não ter vaga para as datas pedidas, me deu dicas formidáveis sobre a cidade e hospedagem, com as informações dele já consegui vaga em outro B&B e esta parte está resolvida. O hotel em Londres está reservado, mas ainda estou procurando, pois este  tem o quarto BEM pequeno, apesar da localização perfeita (perto da Kings Cross)

Agora estou no aguardo da carta de aceite da escola, para podermos dar entrada no visto de estudante do Flávio, junto a embaixada do Reino Unido.

E vamos em frente!


domingo, 3 de junho de 2012

Começou...

Ontem eu e o Flávio (pai), fomos a um rodízio de pizza no centro espírita e lá encontramos um colega dele, de algumas turmas acima, que está voando fora da FAB, conversa vai e vem, a esposa dele pergunta porque nosso filho não tinha ido e eu digo, sem rodeios, que o Flavinho não é espírita, ela respondeu ironicamente que na casa dela não tinha disso e que ela obrigava os filhos a irem na evangelização. Ela pode fazer isso se quiser, os filhos são dela, mas nós acreditamos que os caminhos foram mostrados, já levamos o Flávio por tempo suficiente, agora ele decidiu que não quer e eu não vou forçar, prefiro um filho que seja totalmente do bem do que uma pessoa revoltada por ser obrigada a seguir algo que lhe desagrada.

Bem, isso é um problema que enfrentamos com muitas pessoas, a liberdade religiosa ainda é um tabu e vejo muito mais pessoas religiosas serem preconceituosas com os ateus e agnósticos do que o contrário.

Depois desta parte "light" da conversa veio a bomba, eu comentei levemente que talvez ele fosse estudar fora em agosto, mas prá que! Ela foi possuída por algo inexplicável e começou a dizer que jamais deixaria um filho de 15 anos ir embora, que ele era muito novo, que a gente precisaria de muita força, que ela iria pedir a Deus que conseguíssemos aguentar, OH MY GOD! Quem deu autorização para ela fazer aquele escândalo todo em relação as nossas decisões sobre a nossa família? Eu não autorizei, muito menos o Flávio, então tá, ouvidos de mercador e vamos embora daqui por favor!

Ainda bem que depois fomos jantar na casa de amigos maravilhosos que são especiais, e até esquecemos do episódio desagradável.

E é só o começo! Vamos ouvir muitas pérolas assim...

sábado, 2 de junho de 2012

É difícil viu!

Hoje não estou muito bem, porque mesmo que racionalmente eu esteja em ordem, sinto que não tenho controle sobre meus pensamentos e sentimentos relacionados à ida do Flavinho para a escola...

Estou tentando me concentrar na logística da situação, já compramos passagem, reservamos hotel, estamos vendo como chegar à Escola, desta forma eu mantenho minha mente ocupada.

Hoje pela manhã quando fui acordá-lo (no final de semana ele dorme bastante e é acordado, diferente dos outros dias, quando ele acorda sozinho e se vira desde os 12 anos), me deu um aperto horrível no coração, só de pensar que no semestre que vem ele não estará aqui e não terei nenhum filho (só temos ele) para acordar nos finais de semana.

Bem, chega de reclamar, ele está super bem de saúde e feliz da vida com a bela oportunidade, então VAI PASSAR! Eu vou conseguir aguentar e ele vai vencer na vida, com o nosso auxílio e permissão.

Que assim seja!




quinta-feira, 31 de maio de 2012

Caiu a ficha...

Há três noites que tenho dormido (mal) apenas quatro horas, que para mim equivalem a metade do tempo que preciso para acordar mais ou menos... Eu estou com insônia e acordo um caco. Sei o motivo, mas preciso conviver com isso e acostumar.

Parece que agora, com passagens compradas, alguns questionários respondidos e mais próximo da data de ida do Flávio para o País de Gales, é que realmente "caiu a ficha" para mim! O meu filhinho de 15 anos vai embora de casa! Como assim? Eu não estou preparada, é claro, acho que mãe nenhuma está, mas penso que oportunidades assim não surgem com facilidade e tenho que deixar meu egoísmo de lado e apoiar meu filho, ele merece.

É, entre o racionalismo exposto acima e a minha vontade de não deixá-lo ir, tem um monstro de 5 Km de altura e largura, que não me deixa dormir! É com minha luta diária contra os meus próprios pensamentos egoístas, que vou vencer este monstro e deixar meu filho, iluminado e brilhante, viver a vida dele, mesmo que seja distante de mim.

Já comecei a comentar com a minha família sobre a possibilidade do Flávio ir para o Reino Unido, e tenho observado que as pessoas podem ser surpreendentes.

Quando contei para  a minha mãe, que simplesmente abomina a simples ideia de um filho ir morar no exterior (mesmo que adultos, ou velhos), que o Flávio provavelmente iria e seria já em agosto, ela ficou sem voz e tentou manter a postura, me deixando, obviamente, super mal, pois me senti totalmente desamparada e até inadequada. A surpresa com ela não foi essa, o que me surpreendeu é que no domingo, depois de 4 dias, ela telefonou super diferente e até conversou e parabenizou o Flávio, confesso que meu coração se aquietou um pouco.

Meu pai é uma pessoa muito boa, de um caráter irretocável, mas segue um padrão de comportamento "low profile", fala baixo e pouco, pouco se movimenta durante a conversa, é super tímido e tem dificuldade para expressar sentimentos, aliado a isso ele é naturalmente mais frio que a minha mãe, então quando comentei com ele e ele devolveu meia dúzia de comentários sociais, eu achei que tudo estava em ordem no mundo, rsrsrs.

A minha sogra passou por algo parecido com o filho dela, pois quando ele tinha 15 anos também saiu de casa, foi para Barbacena seguir a carreira militar, Ele nunca mais voltou, com exceção dos períodos de férias e feriados (quando já estava em Pirassununga e tinha carro). Naquela época as dificuldades eram MUITO maiores que agora, o telefone era somente fixo, as passagens aéreas eram caríssimas, então imagino que a distância de São José do Rio Preto até Barbacena, pode ser equiparada, nos moldes atuais, com a distância do Brasil até o País de Gales... A diferença maior está no telefone, agora o celular e o Skype são facilitadores muito bem-vindos! A aceitação dela foi bem interessante, pois apesar de preocupada com ele, ela ficou apreensiva por causa do custo de vida no Reino Unido (com toda razão).

Bem, eu espero sinceramente estar fazendo a coisa certa, pois jamais, e eu digo JAMAIS eu prejudicaria meu filho de propósito, então tenho que ser forte e enfrentar todas a críticas que receberei, tenho certeza, pois as pessoas AMAM colocar a pulga atrás da orelha de mães fragilizadas.

Ainda bem que tenho o apoio total e irrestrito do Flávio (o pai), que compartilha as mesmas ideias e pensamentos comigo e sente o mesmo que eu em relação a dúvidas e saudades, ele só não compartilha a insônia, ainda bem!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prova, entrevista e convívio

UWC (United World Colleges, ou Colégios do Mundo Unido), é uma associação sem fins-lucrativos que compreende doze escolas de ensino médio localizadas em treze países do mundo (Estados Unidos, Itália, Canadá, Índia, Noruega, País de Gales, Venezuela, Suazilândia, Hong Kong, Cingapura, Costa Rica, Bósnia-Herzegóvina e Holanda). Em cada escola, estudantes e professores de mais de 100 nacionalidades e etnias, representando as mais variadas raças, culturas, nacionalidades, religiões e orientações políticas, convivem em um ambiente desenvolvido com o intuito de promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação.


Quando a Fernanda contou para o Flávio sobre o UWC, nunca tínhamos ouvido falar e ficamos bem impressionados com a filosofia e ideologia do ensino  de "Formar Líderes Mundiais", mas era tão distante da nossa realidade de nômades (família militar) e em relação a idade do Flávio, que na época estava com 11 anos, que não pesquisamos mais sobre o assunto.

Passado algum tempo conversamos novamente com ela, que entrou em contato com a Juliana, que estudou em Mahindra pelo UWC, e ela deu as informações necessárias sobre o nome e a página na Internet.

Em março de 2011 fomos a um aniversário e qual nossa surpresa quando encontramos nesta festa, os pais da Juliana (de Mahindra), os quais nos tiraram muitas dúvidas e falaram maravilhas sobre o ensino e as experiências vividas pela filha deles na Índia.

Em setembro de 2011 abriram as inscrições para a prova, que seria em dezembro, o Flávio pediu que o inscrevêssemos, ele foi inscrito então, depois da assinatura da escola onde ele estuda (Colégio Militar de Brasília). A sorte (oportunidade + preparo) estava lançada!

Em janeiro entramos na página e qual a minha surpresa (esta não é a palavra certa, o melhor seria pânico) quando vimos que ele havia sido selecionado para a entrevista.

A entrevista foi marcada para março e seria em Belo Horizonte. Como residimos atualmente em Brasília, perguntamos se ele tinha realmente certeza sobre o seu desejo de estudar em uma escola UWC, com a confirmação do Flávio, fomos de carro para Belo Horizonte, ficamos na casa de amigos e estávamos mortos na segunda -feira, depois de mais de 18h dirigindo ( o pai fez questão de dirigir todo o trajeto). Mas o dever foi cumprido, a sorte estava lançada mais uma vez, agora seriam entrevistados 50 alunos, ao invés dos mais de 300 que fizeram a prova.

Depois desta etapa ficamos de olho no site, pois seriam selecionados cerca de 16 pessoas para o convívio, que iria ocorrer em São Paulo, em local ainda não determinado. Duas semanas antes do convívio, saiu a lista no site e... Lá estava o nome dele novamente, chorei novamente e ele ficou todo feliz! O convívio foi no final do mês de março, durante um final de semana. O Flávio foi levá-lo a São Paulo e depois a madrinha dele o levou ao aeroporto para ele retornar, o pai já tinha retornado no dia anterior. Ele amou o convívio, que tem diversas atividades de seleção, não divulgadas ao público e se encantou pelos colegas. Novamente depois do convívio, teríamos a espera. 

Em um domingo, quando não estávamos nem esperando, o Flávio recebeu um telefonema do Joel, ele é ex aluno UWC do Canadá e ficou incumbido de dar a notícia da... APROVAÇÃO do Flávio na escola dos País de Gales, o Atlantic College, que está completando 50 anos neste ano. Eu, é claro, chorei rios, mas sabendo que era um orgulho e uma alegria eu não poderia sofrer de verdade, só por saudade... O Joel frisou que tudo era sigiloso ainda, então não poderíamos comentar com ninguém!! Imagina só, saber algo tão grandioso e que mudaria a vida do Flavinho para sempre, e não poder comentar. Mas vamos lá, fica entre nós então, além do mais nada era certeza, pois precisava desenrolar a parte burocrática.

Agora estamos correndo atrás de TUDO, ou seja, passagens, visto de estudo, vacinas, etc... Declarações da escola, de amigos, dos pais... Ufa. Vai valer a pena!